sexta-feira, 20 de março de 2009

Gmail permite que usuário se arrependa de e-mail errado

O Gmail ganhou uma nova função que permite o cancelamento de mensagens enviadas por engano. O recurso "Undo Send" ('desfazer envio', em português), anunciado na quinta-feira (19/03) pelo Google, pode ajudar muitos usuários que se arrependem de e-mails enviados, notam erros no endereço do destinatário ou se esquecem de anexar um arquivo, por exemplo.

O novo recurso permite que o internauta verifique erros e cancele o envio da mensagem em até 5 segundos, explica Michael Leggett, designer de experiência do usuário, no blog do Gmail.

A função de cancelamento do envio primeiro precisa ser habilitada clicando em "Configurações" e depois em "Labs". Depois, ela poderá ser visualizada pelo link 'Undo' ao lado de cada confirmação de mensagem enviada pelo webmail. Ao clicar no link, o Gmail recupera a mensagem antes de ser enviada e a devolve para a área de criação de mensagens.

Leggett lembra que o "Undo" não recupera uma mensagem já enviada pelo servidor, mas consegue segurá-la por 5 segundos para que o usuário tenha a chance de ativar o "botão de pânico". "E não se preocupe. Se você fechar o Gmail ou seu browser travar nestes poucos segundos, nós ainda enviaremos sua mensagem", diz o designer.

Legget conta que já ativou o recurso "Undo Send" há algum tempo e que a função já o salvou diversas vezes. "Conte para nós se isso o salvou também", ele recomenda.

Nenhum comentário: