sábado, 18 de dezembro de 2010

Lançado o E-Passaporte

Brasília e Goiânia são as cidades escolhidas pela Polícia Federal para implantação do projeto piloto de emissão do E-Passaporte, o passaporte brasileiro com chip eletrônico. O lançamento do novo modelo não invalida os anteriores ainda vigentes e não implica em sua substituição antecipada.

A tecnologia já é adotada por países da União Européia, Japão, Austrália e Estados Unidos. A cor azul, padronizada para países do Mercosul, será mantida no novo documento. A capa vai conter um símbolo indicando a presença do chip, que será inserido na contracapa para não ficar exposto.

Emitido em Goiânia, o novo documento de viagem será mais seguro que o atual, emitido desde dezembro de 2006, devido a maior capacidade de armazenamento e facilidade na leitura no controle migratório. O chip conterá a foto digitalizada, impressões digitais e as informações impressas no passaporte.

A inclusão da biometria no chip (foto e duas digitais), permitirá a implementação de portais de auto-atendimento nos postos de controle migratório do País. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de brasileiros possuirão o passaporte eletrônico em julho de 2014. A identificação será mais dinâmica possibilitará o direcionamento dos controladores para o atendimento do grande número de estrangeiros esperados para a Copa e Olimpíadas.

Nesse projeto piloto, o novo passaporte será avaliado quanto aos procedimentos e aos sistemas e, após as adaptações necessárias, será lançado nacionalmente. Atualmente, a taxa para confecção do novo documento é de R$ 156,07. Outras informações e o requerimento podem ser acessados na página eletrônica da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/).
 
Fonte: SECOM

Nenhum comentário: