sábado, 9 de abril de 2011

Fim dos Web Designers?


Ontem, me perguntaram pela enésima vez: "Você não se sente "ameaçado", como webdesigner, diate de construtores de sites como o Google, Locaweb e outros? Já pensou que a profissão de web designer pode estar ameaçada?"

Pois bem, acredito que esta pergunta também paira entre os que conhecem outros construtores além dos citados acima, como o Joomla, WordPress e outros por ai. Mas, para quem utilizou pelo menos uma vez um destes construtores, percebeu que eles existem para AJUDAR o Web Designer e não eliminá-los.

Lembro ter lido certa vez uma matéria intitulada "Evolução da Web 2.0 decreta fim de algumas profissões” de Tagli Ramos, publicada na ITWeb. O título me pareceu tendencioso, pois afirma que algumas profissões irão chegar ao fim por conta da Web 2.0, mas, em momento algum Tagli cita quais são essas profissões.

A única coisa que encontrei que chega perto do que afirma o título é quando o autor diz que “com a evolução tecnológica, a procura por esses profissionais (Web Designers) pode até diminuir. A explicação é a seguinte: hoje, na Web 2.0, há centenas de ferramentas amigáveis para construir sites e páginas. Vive-se, então, um paradoxo: cada vez se precisa menos de um webdesigner para se estar presente na internet.

Eu já partir para briga com o autor, quando li o que Edson Carli, consultor em gestão de talentos da própria IT Web veio em nossa defesa, dizendo: “As novas funções estão exigindo muito mais cérebro e criatividade das pessoas. Não é que o webdesigner vá desaparecer. Ele deverá ser útil em projetos mais elaborados, nos quais usará mais a cabeça do que os braços.”

UFA! BINGO!!! É exatamente isso que sempre pensei sobre os construtores de sites. Eles jamais irão substituir um web designer pois o software sozinho não tem a capacidade de montar um layout de acordo com a identidade utilizada pela empresa, escolher a tipologia mais apropriada ou dar determinada atmosfera para que o site passe exatamente a emoção que o cliente deseja.

O que geralmente acontece, e foi também citado também na matéria, e, usando uma comparação dada por Bruno Ávila, é que, nós web designers agora não precisamos ser como há 10 anos, quando tinhamos que fazer o layout e o trabalho braçal do “pedreiro”. Antigamente chegávamos com a planta baixa do site, desenhávamos a arquitetura e sua decoração e ao mesmo tempo éramos responsáveis pela produção da argamassa, tendo que colocar tijolo por tijolo até a finalização, ou seja, éramos "pau para toda a obra".

Hoje não. Com softwares online CMS como Joomla, WordPress, Drupal, Xoops e tantos outros, temos tempo suficiente para focar ainda mais na criação de layout e na navegação, trazendo grandes avanços ao design voltado para a web.

Assim que, não é o fim dos web designers e sim simplesmente o aperfeiçoamento da profissão. O "segredo" é estar atento as novas tecnologias e utilizá-las como aliadas e não concorrentes. Para se manter na profissão é necessário além da prática e da confiança dos clientes, o constante aprimoramento e muito estudo também, para utilizar estas novas tecnologias a nosso favor, pois elas nos auxiliam a ter mais tempo para nos dedicarmos ao desenvolvimento de novas soluções.


2 comentários:

Floripa Sites disse...

Em primeiro lugar acho muito legal de sua parte de fazer esta provocação! Este é um tema que deve ser muito discutido nos próximos anos.

Acredito sim que a profissão web designer não vai se extinguir, mas talvez mude de nome, pois agregará mais funções, como por exemplo consultoria na web, SEO e etc.

Contúdo, os sites para os chamados "Small Business", ou pequenos empresários, serão feitos em sua maior parte pelos construtores de sites (sites builder, como Yola, Base Kit e etc.), e essa fatia de mercado é Muito Grande!.

E mesmo os grandes empresários estão engatinhando em relação à confecção de web sites, e muitas vezes nem sabem o que exigir de um web designer.

Muitos deles também acabarão seguindo pelos sites builders, e até se tocarem, pode ser tarde de mais para alguns de nós, pois a concorrência será muito grande e a procura menor.

De qualquer forma vamos nos adaptar e migrar para outros pontos assim como citado pelo autor do Blog!

Grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Desenvolvo sites com gerenciamento on-line e percebo que Empresas e comerciantes,não estão voltados para a criação de sites on0line.A verdade é que site hoje em dia não dá lucro e as Empresas querem ter lucros.Por isso o desinteresse do mercado por sites.

www.pwlinternet.com.br