sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Epidemia de Cólera detectada pelo Twitter


Segundo um estudo pulicado no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, provou que através do Twitter foi possível obter dados, em tempo real, sobre uma epidemia de cólera no Haiti. Algo que o governo só veio conseguir identificar duas semanas após. A frase de um dos autores do artigo é ótima, Rumi Chunara (PhD) diz que “nós podemos usar essas ferramentas para pegar informações cedo sobre o “alastramento” de uma doença e pedir reforços ou controlar de forma eficiente e rápida“.

Tanto Chunara quanto os outros autores do artigo, Dr. Jason R. Andrews, MD, e John S. Brownstein, Ph.D dizem que o Twitter não só pode, como ajuda epidemiologistas e doutores, a descobrirem o quão rápido uma doença está se espalhando e ajudar no controle da mesma.

E como foi feito esse estudo? Os autores criaram uma busca na timeline com os termos colera e #colera (claro, em inglês) do dia 20 de outubro de 2010 ao dia 03 de novembro de 2010, durante esse tempo, 65.728 tweets contendo esses dois termos foram postados pelo Twitter. Eles também usaram outra ferramenta chamada HealthMap, que monitora notícias pelo mundo (através do Twitter). Coletaram cerca de 188 mil tweets dos primeiros 100 dias depois do primeiro caso reportado.

Assim como o Twitter pode ser usado para o mal, é possível encontrar bons usos para o Twitter, até mesmo ajudar a prevenir uma epidemia mundial.

Fonte: Mashable
Texto: Yeltsin Lima

Nenhum comentário: