sábado, 18 de dezembro de 2010

Restauração de contatos e delegação de contas no GMail

Duas novidades bacanas desembarcaram no Gmail recentemente, tornando o serviço ainda mais útil e completo.

A primeira é uma extensão (no sentido lato) do recurso de cancelar o envio de mensagens, só que nos contatos. A Google adicionou um mecanismo que reverte a lista para até trinta dias atrás, possibilitando desfazer erros grosseiros, como apagar todos os contatos sem querer, ou excluí-los durante uma sincronia mal sucedida.

Para acessar o recurso, entre na área dedicada aos contatos, no Gmail, clique no botão “More Actions” e, no menu, selecione “Restore contacts…”. Há alguns prazoa especificados, mas você pode definir o período para voltar no tempo que quiser.


a segunda é a delegação de email. Essa função permite delegar, “terceirizar” sua conta para outra pessoa, que passa a poder responder e enviar mensagens em seu nome. Isso vem bem a calhar em contas gerenciadas por várias pessoas, como de sites/serviços, e mais ainda para empresas que usam o Google Apps, que podem ter emails gerais, como o de atendimento ao cliente, gerenciados por várias pessoas.


As contas delegadas impõem algumas restrições, como a impossibilidade de alterar configurações e a ausência do GTalk. Mensagens enviadas por terceiros trazem essa identificação no cabeçalho, permitindo a todos os envolvidos identificar o remetente sem maiores dificuldades.

Se você é muito ocupado e tem um assessor pessoal, o recurso também está disponível no Gmail “comum”, fora do Google Apps. Para acessá-lo, em qualquer dos casos, vá em “Settings”, entre em “Accounts and Import”, e conceda acesso no item “Grant access to your account”.

Fonte: GMail Blog

Nenhum comentário: