quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mais um Serviço de Hospedagem?

Serviços para hospedar imagens, fotos, existem aos montes. Desde os mais tradicionais e estabelecidos, como Flickr e Picasa Web Albums, até os novatos para hipsters como Instagram e Picplz, se você tem uma imagem e quer compartilhá-la com o mundo, não é preciso ser um gênio para atingir seu objetivo.

É nesse abarrotado nicho que o Minus aparece. É, mais um serviço de hospedagem de imagens, mas com diferenciais que, se não o fazem ser uma adição, pelo menos o tira da mesmice.

O Minus é muito minimalista. Ao abrir o site, vê-se alguns links institucionais no rodapé, botões para login e lista de galerias, o logo do serviço no canto superior esquerdo e, no centro, o “manual de instruções”, que consiste em duas frases, uma para explicar o que o Minus é/faz, outra para dizer como ele funciona.

Basta arrastar imagens do seu PC para a janela do navegador e a galeria é montada automaticamente. Sem segredo, do mesmo jeito que a Google permite que anexos sejam levados ao Gmail e imagens, ao Google Docs — e a exemplo desses, a mágica só é garantida no Chrome, Firefox 3.6+ e Safari for Mac, embora possa funcionar em outros.
 
 
Minus: compartilhamento fácil de imagens. (Clique para ampliar)
 
Após subir a(s) primeira(s) imagem(ns), uma caixa aparece no canto superior direito. Nela pode-se atribuir um nome à galeria, reorganizar a ordem das imagens e obter links, para download, edição e compartilhamento.

A galeria em si é bem bonita (veja a da imagem acima), detalhe que ganha importância ante a inexistência de outros layouts. A imagem em destaque/exibição aparece em relevo, e abaixo dela, aparecem as dimensões, o tamanho e um link para download apenas dela.

Se você seguir sem cadastro, o site guarda suas galerias via cookies. Existem limites na quantidade de imagens por galeria (50, mas as galerias em si são ilimitadas), no tamanho de cada imagem (7 MB) e nos formatos aceitos (JPEG, GIF, PNG, APNG, BMP).

Para compartilhar imagens rápida e facilmente, o Minus mostra-se uma ótima opção, especialmente para quem não é muito íntimo de redes sociais de fotos e sites da moda para compartilhamento de imagens. Afinal, basta arrastar e soltar, e pronto.

Nenhum comentário: