sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1 milhão de perfis "roubados" do Facebook

Criada e retirada do ar na segunda-feira (7/2), a página de encontros amorosos “Lovely Faces” extraiu ilegalmente informações de 1 milhão de usuários cadastrados no Facebook. O processo de captação de dados levou meses e foi criado por Alessandro Ludovico, editor-chefe da publicação Neural, que cobre assuntos relacionados à atividade hacker, com o colega Paolo Cirio.

Cerca de 250 mil usuários tiveram seus perfis com fotos e detalhes pessoais reproduzidos no site de encontros, dividindo os usuários por categorias como “presunçosa”, “dissimulada” e “ambiciosa”. A ideia de utilizar estas informações sem a autorização do Facebook era mostrar ao público como expor seus dados pessoais numa rede social pode não ser seguro.

Se começarmos a brincar com os conceitos de roubo de identidade e encontros, poderemos ser capaz de revelar como é frágil uma identidade virtual fornecida a uma plataforma proprietária”, dizem os criadores do “Lovely Faces”, que completam dizendo que sua página de encontros “começa a desmantelar a confiança que 500 milhões de pessoas colocaram no Facebook.”


De acordo com a lei

Por e-mail, o porta-voz do Facebook, Barry Schnitt, disse que Ludovico e seu colega violaram um termo de uso. “Nós já adotamos, e continuaremos a adotar, medidas legais agressivas contra organizações que violam tais termos”, responde Schnitt.
 

Nenhum comentário: