sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Novo portal do CNJ entra no ar no dia 17

Conteúdo mais organizado, atraente e integrado às novas tecnologias. Essas são algumas das mudanças previstas para o portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujo lançamento deve ocorrer em 17 de fevereiro.

Rapidez e segurança são outros destaques da nova versão. Com a nova homepage, o usuário precisará de menos cliques para chegar à informação desejada, em média apenas dois. Outra melhoria é que o tempo de abertura da página inicial ficará de 30% a 40% mais rápida. Isso porque arquivos que são considerados pesados, como fotos e vídeos, serão armazenados em servidores externos, como o YouTube e o Flickr.

Além do acesso, o sistema de busca de informações que estão no portal também ficará mais rápido e eficiente. Agora todo o material publicado no portal terá uma tag ou, em português, uma etiqueta. Trata-se de palavras-chaves que irão associar o conteúdo (ex: uma matéria, um vídeo ou uma foto) às áreas que ele se relaciona no portal. Essa indexação facilita tantos as buscas feitas na própria página como as que são feitas por páginas de busca externas. Mais de 40% dos usuários que acessam o portal do CNJ é por meio de sites de busca, tais como o Google e Yahoo, por isso utilização adequada de palavras-chaves é importante, uma vez que melhora a visibilidade na página do Conselho, explica Raphael Queiroz, profissional da DTI que está acompanhando o desenvolvimento da nova estrutura.

Os eventos e as campanhas promovidos pelo CNJ ganham mais visibilidade, estarão dispostos em banners na parte superior da página principal. Fora isso, os conteúdos estarão mais integrados com as mídias sociais (twitter, Facebook, YouTube), permitindo ao internauta compartilhar as informações em suas contas pessoais.

Estrutura - O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (ASC).

O diretor do DTI, Declieux Dantas, explicou que o gestor de conteúdo utilizado foi o CMS Joomla! 1.6, um programa de código aberto que isenta custos ao CNJ. A versão 1.6 do Joomla! foi todo desenvolvido em HTML5, quinta revisão da HTML.

O publicitário Leandronardo Luna, que trabalha na ASC, foi o encarregado pelo novo visual. A proposta foi criar uma certa sensação de leveza, utilizando para isso cores sombreadas, fonte de letras que não cansasse a leitura, mas sempre respeitando a identidade visual do Conselho, afirma Leandro.

O site do CNJ foi lançado em 2006, dois anos depois, devido à quantidade de informações armazenadas passou à categoria de portal, e este ano, estará com leiaute totalmente diferente, agregando ainda mais conteúdos.



Nenhum comentário: