sábado, 5 de novembro de 2011

Inovar pra quê? SMS é a maior fonte de renda para as Operadoras


Essa é uma daquelas certezas íntimas que a gente tem mas não quer ver comprovada, como a inexistência de Papai Noel e o fato de que a Claudia Leite nunca irá retornar meus emails, depois do incidente com Ivete Sangalo, mas o fato é que poucas coisas são mais conservadoras que operadoras de telefonia.
A elas não interessa inovar, novidade para operadoras são novos e fantásticos planos onde você paga mais pelos serviços de sempre. Quanto mais simples menor o custo (interno) envolvido e mais fácil de vender para parceiros.
Convenhamos, em tempos de nuvem cobrar por blocos individuais de 160 caracteres é no mínimo ridículo. Se oferecem ligações ilimitadas entre aparelhos da mesma operadora, qual a lógica de cobrar uma fração razoável de Real por uma cuspida de dados que não comporta nem um “alô” compactado?
A resposta é que as pessoas pagam, e muito, o consumidor médio não entende o absurdo das tarifas. O resultado podemos ver em uma pesquisa da firma inglesa Portio Research.
Eles apuraram que as operadoras de celular no Mundo faturaram em mensagens móveis US$179,2 bilhões em 2010, Só SMS faturou US$114,6 bilhões, é a rubrica mais rentável do portfólio de serviços, agora que o uso de voz está caindo. MMS, que ninguém usa faturou meros US$32.5 bilhões no mesmo período.
Até hoje desde sua invenção na década de 1990 o SMS acumulou receita de US$585 bilhões.
Agora… a pergunta: Estão erradas? Se você vende bolo de fubá tem uns 50 anos e tudo que consegue fabricar é comprado, qual o sentido de tirar de linha o bolo? Mesmo com o crescimento projetado de email e outros serviços, mesmo com projeções de crescimento mais lento, estima-se que até 2018 SMS renda US$1 TRILHÃO para as operadoras.
A culpa é de quem vende ou de quem usa?
Fonte: Textually

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