quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Firefox - Incerteza termina. Mais três anos com o Google


O pessoal da Mozilla respira mais aliviado desde a tarde da última segunda feira (20). Depois de ver o lançamento do Google Chrome, a Mozilla viu a casa cair em Novembro depois de alguns anos de parceria com a Gigante de buscas, onde nesta parceria, estavam inclusas mordomias como publicidade gratuita no AdSense, pacotes e propaganda nos serviços Google.

Em desespero de causa, a Mozilla chegou a lançar uma versão do Firefox com o Bing como buscador padrão e isso fez o pessoal do Google pensar e rever alguns pontos e chamar o Firefox pra um papo, explicar que não era bem assim, que tinham entendido tudo errado.

O acordo foi renovado por mais três anos. O Google continuará sendo o buscador padrão do Firefox, que por sua vez poderá morrer aos poucos em paz, recebendo seu dindim, enquanto o Chrome e o Internet Explorer assumem sua antiga fatia de mercado.

A princípio não faz sentido. Qual a lógica do Google pagar para continuar aparecendo em um navegador em franca decadência cujo extermínio seria a princípio benéfico?

Bem, primeiro o Google vive de busca, não de browser. O Firefox, com 25% de share direciona um horror de tráfego para o Google. Cancelar o acordo poderia fazer com que –mesmo por vingança- o Firefox passasse a usar o Bing. O buscador da Microsoft já empatou com o Yahoo, hoje tem 3,61% do mercado, comparado com 91% do Google.

Dar de bandeja 25% dos navegadores para o Bing é tudo que o Google não quer. Isso colocaria na mão da Microsoft 66% das buscas via browser. Fora que os fãs do Firefox provavelmente reagiriam a um golpe mortal do Google migrando para o Bing, na estratégia “O inimigo de meu inimigo é meu amigo”.

Fonte: AT e Meio Bit

Nenhum comentário: